Bié: Governo melhora iluminação pública através das centrais térmicas


O governante anunciou o facto quando falava na abertura da I Reunião do Governo Provincial, tendo sublinhado que o trabalho, iniciado em 2018, tem agora o seu reforço em 2020 com a entrada em funcionamento das centrais térmicas locais de Camacupa, Catabola, Cuemba, Nhârea, Andulo, Chinguar, Cunhinga e Cuito, aguardando melhorias para o Chitembo.
Pereira Alfredo asseverou que dentre todos os municípios, o Cuito está “bem servido”, na medida em que conta com 80 megawatts (MW), desde Março de 2019, proveniente da Barragem de Laúca (Malanje), potência que se junta a 14 outros produzidos nas centrais térmicas do Huambo e Cuito e duas outras de grupos geradores.
 Adiantou que o Governo vai reabilitar e colocar novos postes de iluminação pública nestas municipalidades, com vista a melhorar também a boa imagem da urbe.
Em declarações à Angop, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estrutura, José Fernando Tchatuvela, assegurou que os bairros São José, Cangote, Câmara, Militar, Caluapanda, Njele e Cuquema (Cuito) estão já a beneficiar de iluminação pública desde Outubro de 2019.
 José Fernando Tchatuvela avançou ainda que até primeiro trimestre de 2020 quatro mil e 500 residências nestes bairros da capital biena vão beneficiar de ligações domiciliares.
A energia de Laúca, segundo o responsável, permitiu instalar 80 megawatts no Cuito, quando a demanda é de apenas 20 MW, em Camacupa com 3,8 MW e uma procura de apenas 1,2 megawatts, ao passo que, no Chinguar tem três MW, quando a demanda é de um MW.
Até 30 de Setembro de 2019, a rede de distribuição controlada pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) conta, nesta parcela do país, com 26 mil e 14 clientes, 16% dos quais com o sistema de contagem, sendo dois mil e 666 clientes do regime pré-pago.
Dos 26 mil clientes, 23 mil e 306 são de baixa tensão, dois mil e 666 do sistema pré-pago.
Fonte: Angop

Enviar um comentário

0 Comentários